Uma das principais causas de dor nas costas na população é a famosa hérnia de disco – que se trata de uma lesão degenerativa do disco, na maior parte das vezes, principalmente, nas regiões lombar e cervical – a qual traz muito desconforto ao paciente.
Ela acontece quando um disco intervertebral sai de sua posição correta e acaba comprimindo as raízes nervosas naquele nível, causando as tão comuns dores.
Existem três tipos diferentes de hérnias de disco, sendo elas as protrusas, extrusas e sequestradas. Cada uma delas pode acontecer por motivos diferentes e, portanto, os tratamentos também são distintos. Consultar um médico especialista é a melhor forma de garantir um tratamento eficaz.
Saiba quais são os fatores de risco da hérnia de disco
A hérnia de disco pode ser causada pelo envelhecimento natural, por questões genéticas ou ainda pelo uso excessivo de força da coluna, ao levantar muito peso, por exemplo.
A hérnia de disco ocorre devido ao desgaste dos discos intervertebrais, o qual pode ser causado pelo envelhecimento natural, por questões genéticas ou ainda pelo uso excessivo de força da coluna ao levantar muito peso, além de traumatismos localizados na coluna. Nesses dois ultimos casos, geralmente são consideradas agudas, ao contrário das primeiras, consideradas crônicas.
Confira abaixo as principais causas de dor nas costas e hérnia de disco
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Posição repetida;
- Movimentos repetidos que usam os músculos das costas;
- Postura inadequada;
- Trabalhar dirigindo;
- Levantar, empurrar e puxar objetos com frequência.
Conheça os principais sintomas de hérnia de disco
Além da dor nas costas, a hérnia de disco pode vir acompanhada com muitos outros sintomas que ajudam a diferenciá-la de outros problemas. Veja abaixo os que mais acometem os pacientes!
- Dor nas costas frequente;
- Formigamento ou dormência em membros como os ombros, braços, mãos, pernas e pés;
- Fraqueza nas pernas;
- Dor ao respirar ou ao mover o tórax;
- Dor nas costelas;
- Incontinência urinária;
- Fraqueza em um dos braços;
- Sensação de rigidez no pescoço;
- Dor nos membros inferiores;
- Dificuldade em ficar sentado;
- Dificuldade em levantar e carregar objetos.
Esses são alguns dos sintomas causados pela hérnia de disco e quem a possui pode não apresentar todos, até porque eles dependem do tipo de hérnia de disco que acomete o paciente.
Procurar um especialista para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado é indispensável para o controle dos sintomas de hérnia de disco.
Neurocop e a cirurgia minimamente invasiva
Um dos tratamentos indicados em alguns casos de hérnia de disco para os pacientes da Neurocop é a cirurgia minimamente invasiva.
Se trata de um procedimento cirúrgico realizado com cortes menores e que por isso causam menores danos aos músculos e tecidos adjacentes à incisão, além de pouco sangramento.
Por meio dessa técnica, os riscos de infecções são menores e o paciente conta com uma recuperação mais rápida, cicatriz cirúrgica reduzida, menos dor pós-operatória, menor taxa de complicações e alta hospitalar precoce, podendo voltar às suas atividades normais em menos tempo. Inclusive, o Dr. Cesar Casarolli é especialista na abordagem da coluna vertebral, por meio de cânulas e agulhas ablativas.
Leia também: 5 motivos para procurar um especialista em coluna
A cirurgia de hérnia de disco é indicada para pacientes que não respondem bem aos tratamentos clínicos e seguem com dores incapacitantes ou perda de força e sensibilidade de alguns membros, afetando a qualidade de vida.
Na Neurocop, o paciente receberá o melhor tratamento para casos complexos, como hérnias degenerativas, que podem ser tratadas com medicamentos, procedimentos minimamente invasivos e por meio de cirurgia de coluna.
Caso você apresente alguns dos sintomas de hérnia de disco, como dor nas costas, consulte-se com um especialista para que seja feito um diagnóstico correto da lesão, visto que os sintomas também podem sugerir outros problemas de saúde. Entre em contato conosco e agende uma avaliação com nossos especialistas!