Redes Sociais

Como evitar o desgaste na coluna com o passar dos anos

28 de março de 2018
mulher, dor nas costas, desgaste na coluna

Posturas inadequadas, lesões e doenças crônicas: esses são alguns dos motivos que podem ocasionar o desgaste na coluna e, como consequência, as terríveis dores nas costas.

Segundo pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% dos brasileiros sofrem ou sofreram um dia com dor na coluna. Essa é, inclusive, o principal motivo para afastamento do trabalho, conforme dados do INSS.

A notícia boa é que com algumas boas práticas é possível não entrar nesses índices e levar uma vida saudável. Quer saber como? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre desgaste na coluna.

Desgaste precoce na coluna 

Você sabia que é possível uma pessoa de 30 anos ter uma coluna de 40? Apesar do processo degenerativo da coluna ser natural, é comum ocorrer o envelhecimento precoce devido a uma série de maus hábitos.

Alguns fatores influenciam diretamente no desgaste de discos e vértebras, são eles: sedentarismo, excesso de peso, tabagismo, atividades de impacto, lesões e a má postura. Com isso, respeitar limites e mudar hábitos são essenciais nesses casos.

Sintomas de desgaste na coluna

O principal sintoma é a dor nas costas, mas também pode haver rigidez na coluna pela manhã, limitação dos movimentos e sensação de formigamento nas pernas (quando a coluna lombar é afetada) e braços. Sem contar o cansaço e a dificuldade para ficar alinhado. Porém, uma lesão na coluna pode afetar diversas áreas do corpo e até ocasionar dores de cabeça, zumbidos e outros sintomas.

Como evitar o desgaste na coluna

Além de evitar os fatores de risco para o envelhecimento precoce da coluna, conforme citamos acima, algumas dicas podem te ajudar a retardar o desgaste natural das costas. Confira:

Boa postura: procure mantê-la sempre reta e alinhada, evitando também sobrecargas.

Atividades físicas: os exercícios ajudam a manter a coluna em dia.

Alongamentos: quando feitos corretamente, ajudam a aumentar o espaço entre as vértebras e, com isso, melhoram a saúde da coluna.

Qualidade de vida: alimentação correta, bom sono e menos estresse são essenciais para evitar o desgaste na coluna e todo o corpo.

Procure um especialista em coluna

Vem sentindo dores nas costas ou quer tirar dúvidas? Procure ajuda médica. Somente um profissional poderá diagnosticar corretamente o problema e indicar o tratamento mais adequado.

Clínica Neurocop é especialista em cirurgia de colunahérnia de disco e outras doenças que afetam as costas. Aproveite para conhecer 5 motivos para procurar um especialista em coluna.

Quer fazer uma avaliação? Agende uma consulta conosco!

Postado em Especialista em Coluna por Neurocop