Redes Sociais

O que é preciso saber antes de encarar uma cirurgia de coluna?

31 de janeiro de 2018
O que é preciso saber antes de encarar uma cirurgia de coluna?

Antes de realizar uma cirurgia de coluna, é extremamente importante que você saiba o diagnóstico correto, pois nem sempre é realmente necessário que o paciente passe por uma intervenção cirúrgica para resolver determinados problemas de saúde ou dores específicas. Afinal, com medicações variadas, tratamentos, fisioterapia e RPG é possível resolver a maioria dos casos.

Doenças mais comuns como fibromialgia, por exemplo, podem causar desconfortos na coluna, mas têm em sua origem outros males que não necessitam de procedimentos cirúrgicos. Outra situação que pode ser citada é a de homens jovens que sentem dores nas costas pela manhã, que vai melhorando no decorrer do dia. São casos que denotam normalmente problemas reumatológicos e requerem outros tipos de tratamentos.

Sendo assim, a cirurgia de coluna é necessária quando o paciente não consegue melhorar dos seus sintomas com esses tratamentos alternativos e, também, quando nos exames de imagem identifica-se um problema que é tratável apenas cirurgicamente.

Cirurgia de coluna minimamente invasiva: o que é?

Muitas pessoas costumam se assustar ao ouvir falar em cirurgia de coluna. Porém, com os avanços da medicina, atualmente existem diversos tipos de tratamentos não invasivos.

Chamada de cirurgia de coluna minimamente invasiva, ela é um conjunto de procedimentos que realizam o tratamento das doenças da coluna de uma forma muito menos agressiva para o corpo e, desta forma, oferece uma recuperação mais tranquila, um retorno mais rápido às tarefas do dia a dia e também apresenta menor risco de complicações cirúrgicas e pós-operatórias.

O risco de sangramento e infecção, por exemplo, diminui bastante, já que os cortes são menores e os procedimentos podem ser feitos com agulhas ou com auxílio de endoscópio.

Como é o pré e pós-operatório de uma cirurgia de coluna?

No pré-operatório de uma cirurgia de coluna são recomendados alguns cuidados, tais como: suspender o uso de medicações para evitar coagulação do sangue ou que tenham AAS ou similar em sua composição; ficar em jejum por oito horas; tomar banho com sabonete degermante (Protex); usar roupas fáceis de vestir; separar os resultados dos exames pedidos pelo médico; entre outros.

Já o período pós-operatório de uma cirurgia de coluna é fundamental para o sucesso do procedimento, afinal o seu corpo precisa de certo tempo para conseguir se recuperar e retornar ao normal.

O tempo de recuperação pode variar conforme o tipo de cirurgia e também conforme a resposta individual de cada um. Enquanto o processo de cicatrização acontece, algumas mudanças na rotina podem ser necessárias para não sobrecarregar a região da cirurgia, principalmente nas primeiras semanas.

É aconselhado, por exemplo, não fazer movimentos bruscos ou rápidos com o pescoço, não levantar objetos pesados e nem dirigir nas primeiras duas semanas. Além disso, deve-se evitar também subir e descer escadas rapidamente.

São cuidados básicos que ajudam a melhorar a recuperação, reduzir a dor do pós-operatório e que ainda evitam complicações como má cicatrização ou movimentação dos parafusos colocados durante a cirurgia.


Dr. Cesar Casarolli é o nosso especialista em cirurgia de colunaEntre em contato com a Neurocop e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Postado em Especialista em Coluna por Neurocop