Redes Sociais

3 problemas neurológicos que causam dor crônica

28 de novembro de 2018
Dor Crônica

Aproximadamente 33% de toda a população mundial sofre ou sofrerá de dor crônica durante a vida. Conforme o tempo passa, vai aumentando o número de pessoas que sofrem de problemas neurológicos que causam dor crônica. Dentre eles, três doenças se destacam como as principais e mais comuns: A cefaleia, a enxaqueca e a fibromialgia.

Os pacientes que sentem dor por mais de três meses seguidos apresentam a dor crônica. Na maioria dos casos, o organismo do paciente já se “acostumou” com a dor, o que impede a eliminação do problema, pois vai se tornando difícil definir qual a origem inicial da dor.

Um erro muito comum, é que as pessoas acreditam que a dor crônica é somente uma versão prolongada da dor aguda. Quando os sinais de dor são gerados continuamente, os circuitos neurológicos sofrem alterações que os tornam super sensíveis aos estímulos e mais resistentes aos mecanismos que inibem a dor.

As 3 principais doenças neurológicas causadoras de dor crônica

Para que você entenda melhor, vamos explicar neste post quais são, os sintomas e as causas das 3 principais doenças neurológicas que causam dor crônica. Sendo elas a Cefaleia, a Enxaqueca e a Fibromialgia.

Cefaleia

A mais comum das dores de cabeça, também conhecida como cefaleia diária, é uma dor que persiste por até 15 dias ao mês. A principal causa desta dor crônica, é o uso abusivo de analgésicos. Tomar até dois comprimidos diariamente, duas vezes na semana e por três meses é o gatilho para transformar uma dor corriqueira em um problema crônico. Esse o principal motivo de não se automedicar e procurar ajuda de um especialista.

Enxaqueca

A principal característica da enxaqueca é uma dor muito forte na cabeça, que tem como  principal sintoma, a sensação de latejar certas regiões da cabeça. Normalmente durante períodos de stress excessivo e de mudanças bruscas, as crises de enxaqueca pioram. Pode incapacitar certas pessoas, causar enjoo, náuseas e tontura.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença mais comum entre as mulheres, sendo conhecida como a doença do sexo feminino, pois em média para cada homem sete mulheres sofrem deste problema. Os principais sintomas desta doença são: dor generalizada constante nos quatro quadrantes do corpo acompanhadas de distúrbios do sono, cansaço e falta de memória. Algumas pessoas que sofrem de fibromialgia sofrem também de depressão, síndrome de intestino irritável e dores de cabeça frequentes.

Inclusive, quem sofre desta doença é a cantora Lady Gaga, que tem seus sintomas agravados devido ao Lúpus. Neste ano, a cantora teve que cancelar 10 shows de sua turnê pela Europa. “Estou tão devastada que não consigo descrever, só sei que se eu não fizer isso, estarei indo contra o significado de minhas palavras e da minha música. Minha equipe médica me recomenda descansar em casa”, disse a cantora.

O tratamento da fibromialgia envolve toda uma equipe médica especializada e multidisciplinar, exercícios físicos e fortalecimento muscular orientados e acompanhamento psicológico com foco na melhoria mental do paciente e em sua qualidade de vida. A automedicação é extremamente contra indicada neste caso, por isso sempre busque ajuda de um especialista.

O Dr. Cesar Casarolli, por exemplo, realiza consultas neurológicas, cirurgias (tumores cerebrais e de coluna), cirurgia infantil, cirurgia de coluna (todas, incluindo hérnia de disco, hérnias degenerativas e escoliose) e neurocirurgia funcional (dor, espasticidade, Doença de Parkinson, epilepsia), com forte atuação e experiência em cirurgia minimamente invasiva (rizotomias, artrodeses percutâneas, mini open).

Para saber mais sobre dores crônicas e seus respectivos tratamentos acesse nosso blog.

Postado em Especialista em Coluna por Neurocop