Redes Sociais

5 motivos para procurar um especialista em coluna

17 de janeiro de 2018
5 motivos para procurar um especialista em coluna

O excesso de exercícios físicos, o cansaço ou alguma patologia, diagnosticada ou não, pode provocar dores nas costas. No entanto, existem diversas situações que um simples mau jeito pode ser motivo suficiente para você precisar procurar um especialista em coluna, afinal a avaliação médica desse profissional especializado é considerada indispensável em alguns casos específicos.

A presença de dor na coluna é uma queixa bastante frequente na população em geral e, felizmente, na maioria dos casos dura pouco tempo e melhora espontaneamente. De qualquer maneira, devemos estar sempre atentos, pois da mesma forma que pode ser algo nada preocupante, pode também ser um problema mais sério que exige tratamentos adequados ou até mesmo uma intervenção cirúrgica.

Quando procurar por um especialista em coluna?

É normal que muitas pessoas procurem pelo profissional por motivos simples do dia a dia, tais como:

  1. Manter a postura correta;
  2. Evitar o desgaste da coluna;
  3. Avaliação antes da prática de atividades físicas;
  4. Trabalhos que sobrecarregam a coluna ou exigem movimentos repetitivos;
  5. Casos de cirurgia de coluna.

Porém, é importante também ficar de olho nos sinais de alerta e buscar por um especialista em coluna em outras situações, pois quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor.

Entre as principais, estão: dores crônicas, casos de trauma com impacto (acidentes ou quedas), redução na capacidade do movimento, dificuldade para andar, históricos de tumor, alteração de sensibilidade, sintomas generalizados como febre ou tremores, alteração de força nas pernas ou braços, entre outros.

O que levar em conta na escolha de um especialista em coluna?

Além da formação e treinamento do médico, é fundamental observar também a qualidade da consulta, na qual você deverá expor todo o seu problema e tirar dúvidas com tranquilidade. Dessa forma, você deve voltar para casa com uma boa ideia de qual é o seu real problema e quais serão as possíveis soluções.

A atitude e linguagem do profissional ao explicar o problema e examinar os resultados dos exames é outro ponto muito importante. Você deve ficar seguro do diagnóstico e também das opções de tratamento sugeridas.

A boa notícia é que a maior parte dos problemas de coluna são de tratamento conservador e não necessitam de cirurgia. Sendo assim, antes de falar sobre possíveis tratamentos cirúrgicos, um histórico completo sobre tratamentos clínicos a serem realizados deve ser definido.

Entre em contato com a Neurocop e marque uma consulta com nosso especialista em coluna para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Postado em Especialista em Coluna por Neurocop