Redes Sociais

Hérnia de disco na cervical: como identificar essa doença?

21 de novembro de 2018
Hérnia de Disco

hérnia de disco é uma doença na qual ocorre o abaulamento do disco intervertebral, causando dores recorrentes nas costas, queimação ou dormência das áreas afetadas. As ocorrências mais comuns são na coluna cervical e na lombar.

O quadro de hérnia de disco, quando não é adequadamente tratado, pode ser agravado, intensificando as dores e os sintomas relacionados com a condição. Dado o prejuízo da hérnia para a saúde e bem-estar do paciente, conheça a seguir quais são os principais indícios que permitem identificar a doença.

Quais os sintomas da hérnia de disco?

A hérnia de disco cervical ocorre devido ao deslocamento de parte do disco intervertebral, que corresponde ao espaço entre uma vértebra e outra. O problema é normalmente causado pelo desgaste da coluna, pela má postura e também pelo sedentarismo.

De acordo com o grau de deslocamento, a ocorrência pode não apresentar nenhum sintoma, entretanto, caso haja a maior compressão do nervo, o paciente pode relatar fortes e recorrentes dores. Assim, os principais sintomas da hérnia de disco na cervical são:

  • dores na parte superior da coluna, na área do pescoço;
  • irradiação da dor para o ombro ou braço;
  • dificuldade para fazer movimentos com o pescoço;
  • sensação de dormência ou formigamento no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • diminuição da força em um dos braços em casos mais avançados.

A hérnia de disco pode apresentar diferenças significativas nos sintomas relatados por um ou outro paciente de acordo com a localização da ocorrência e também a compressão do local.

A condição também pode surgir como dor aguda, quando aparece subitamente e desaparece sozinha, sem o uso de medicação ou tratamento, e voltando em intervalos irregulares. Ela também pode ser caracterizada como uma dor crônica quando as dores são de longa duração e constantes, podendo permanecer por meses.

Caso identifique os sintomas, um médico especialista em coluna deve ser procurado para verificar o quadro e realizar o diagnóstico correto da condição que pode envolver a observação clínica e exame físico, mas também exames complementares como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética que permitem avaliar o disco, a espessura dele, localização exata e tipo de hérnia.

Qual a importância do tratamento adequado?

Caso seja confirmado o quadro de hérnia de disco na cervical o paciente deve iniciar o tratamento prescrito pelo médico que, normalmente, envolve:

  • uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico;
  • realizar sessões de fisioterapia alongando e fazendo exercícios individualizados;
  • osteopatia para realinhamento dos ossos da coluna;
  • sessões de RPG, hidroterapia ou pilates com um fisioterapeuta.

A resposta ao tratamento pode variar de acordo com o paciente e também considerando o quadro dele, como a gravidade da doença. Normalmente, a adoção dessas práticas permite a melhora entre um e três meses.

No entanto, também acontece de o paciente não apresentar melhoras com essas condutas e possuir dores intensas, fraqueza muscular, dormência e outros problemas causados pelo quadro mais grave da doença.

Nesses casos, pode ser indicada a realização da técnica cirúrgica que é minimamente invasiva. O Dr. Cesar Casarolli (CRM 78.717) é especialista no procedimento e possui ampla experiência, o que garante uma execução mais correta da técnica e melhor prognóstico para o paciente.

Postado em Especialista em Coluna por Neurocop