Redes Sociais

Vai começar a praticar corrida? Veja como evitar dor nas costas e em outros membros!

30 de maio de 2018
Vai praticar corrida? Saiba como evitar dor nas costas

Todos nós já sabemos os benefícios de praticar corrida. Porém, apesar de correr na praia, no parque ou até mesmo na esteira ser uma delícia, é necessário tomar alguns cuidados básicos para evitar a dor nas costas ou em outros membros do corpo.

O fato é que dependendo dos movimentos que você fizer durante a prática da corrida, você pode acabar lesionando algum membro ou até desenvolver problemas como a lombalgia, resultando em dor nas costas.

Como evitar a dor nas costas após a corrida?

Se você vai começar a praticar corrida e quer fazer isso do jeito certo, sem prejudicar seu corpo e sua saúde, confira abaixo dicas de como evitar alguns erros comuns que as pessoas costumam ter durante a atividade.

Faça uma avaliação física

Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, é de extrema importância consultar um médico para a realização de uma avaliação física.

Nessa consulta, o médico vai avaliar o histórico familiar do paciente, além de solicitar exames como o eletrocardiograma, teste ergométrico, exames de sangue e avaliações posturais para saber se a pessoa está apta à realização da atividade.

Alongue-se antes de iniciar a corrida

Os exercícios de alongamento e aquecimento devem fazer parte da sua rotina todos os dias antes de começar o treino para evitar a dor nas costas.

Portanto, primeiro alongue tanto seus membros superiores quanto inferiores e, depois, inicie uma caminhada de aproximadamente 10 minutos para aquecer e preparar as articulações para a corrida.

Lembre-se de sempre manter a postura ao correr, deixando o tronco ereto.

Fortaleça seus músculos

Fortalecer a musculatura da coluna quanto, dos quadris e demais membros pode fazer toda a diferença na hora da sua corrida. Afinal, com músculos mais fortes e preparados fica mais fácil para o seu corpo distribuir a sobrecarga recebida na coluna durante a prática do esporte.

Para isso, você pode recorrer a tratamentos fisioterápicos ou a exercícios de musculação com a orientação de um profissional, que faça um planejamento de acordo com seus objetivos.

Escolha um tênis adequado

Os movimentos da corrida acabam impactando membros como os joelhos. Para diminuir esse atrito, será necessário escolher um tênis adequado e com um bom amortecimento. Além disso, trocar o calçado sempre que ele estiver com o solado gasto e desnivelado também evita problemas!

Como tratar a lombalgia?

lombalgia é um dos principais problemas que acometem os corredores amadores, justamente por cometerem os erros citados acima. Porém, o problema tem tratamento, e, se você já está sofrendo com essas dores nas costas, deve procurar um médico especialista em coluna.

tratamento da lombalgia depende muito do fator desencadeador dela, mas pode englobar a administração de medicamentos anti-inflamatórios, repouso, fisioterapia, acupuntura e, em casos mais severos, a cirurgia de coluna.

Clínica Neurocop: especialista em tratamento de dores crônicas

Na Clínica Neurocop, o paciente conta com uma equipe especializada para oferecer o tratamento mais adequado para suas dores nas costas.

Caso você apresente dores lombares após a realização de corridas ou outra atividade física, consulte-se com um especialista para que seja feito um diagnóstico correto da condição, visto que as dores também podem ser decorrentes de outros problemas de saúde.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com nossos especialistas!

 


Postado em Especialista em Coluna por Neurocop