Redes Sociais

5 atividades físicas indicadas para quem sofre com dores nas costas

14 de março de 2018
5 atividades físicas indicadas para quem sofre com dores nas costas

As dores nas costas são comuns em grande parte da população, seja de maneira isolada ou crônica. Suas causas vão desde a má postura até problemas mais sérios de saúde, como a hérnia de disco, por exemplo.

Se você sente dores nas costas com frequência, é muito importante que procure um médico para investigar a causa do problema. Somente ele vai poder indicar o tratamento mais adequado para o seu caso e autorizar a realização de alguma atividade física.

 

5 atividades físicas indicadas para quem sofre com dores nas costas

 

Abaixo, listamos algumas das atividades físicas que costumam ser recomendadas para quem sofre com dores nas costas. Se esse é o seu caso, confira!

 

1- Musculação

A princípio você pode pensar que a musculação é prejudicial para quem sente dores nas costas, mas o fato é que se você fizer os exercícios com o acompanhamento de um profissional que indique os movimentos adequados e pegar leve no peso, ela pode ajudar bastante. Isso porque a musculação vai fortalecer a musculatura do seu corpo, trazendo mais firmeza e estabilidade para a sua coluna.

 

2- Hidroginástica

As atividades embaixo da água são excelentes para melhorar a respiração, resistência e postura de seus praticantes e são muito indicadas para quem sofre com lesões na coluna ou em outras partes do corpo, pois a água diminui o impacto dos movimentos.

 

– 5 motivos para procurar um especialista em coluna

 

Por ser um exercício leve e eficaz, a hidroginástica é um dos mais recomendados para quem têm problemas na coluna.

 

3- Natação

Assim como a hidroginástica, a natação oferece todos os benefícios de um esporte aquático e por isso também é indicado para diminuir as dores nas costas, já que seus movimentos fortalecem especialmente a parte superior do corpo e os exercícios de respiração melhoram a postura.

 

4- Caminhada

A caminhada é o exercício mais simples de ser feito e que pode trazer grandes resultados. Porém, como é uma atividade que normalmente é feita sem o acompanhamento de um profissional, é muito comum errar na postura e perder todos os seus benefícios.

 

Algo que não pode faltar é um bom alongamento de aproximadamente 15 minutos antes de iniciar a caminhada. Invista também na escolha de um tênis adequado para a prática e evite dar passos muito longos ou pisadas muito fortes.

 

Fique atento à postura, mantendo a coluna ereta, mas sem curvá-la para trás e evite movimentos excessivos nos quadris.

 

5- Pilates

O pilates é uma atividade física que incentiva bastante a boa postura, o que minimiza os riscos de desenvolvimento de problemas na coluna.

 

Os exercícios do pilates também fortalecem a musculatura do tronco e das pernas, exigindo muito equilíbrio e alongamento de seus praticantes, resultando em menos dores na coluna. Busque um profissional capacitado e que crie um plano de exercícios de acordo com suas necessidades.

 

As atividades físicas podem ser um complemento ao tratamento das suas dores nas costas, mas quando realizadas sem o conhecimento médico, podem agravar ainda mais os sintomas ou mascarar algum problema mais sério. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, procure o seu médico e peça a orientação adequada.

 

Uma das especialidades da Clínica Neurocop é prestar atendimento a pacientes que sofrem com dores crônicas. Para fazer uma avaliação médica, entre em contato conosco!

Postado em Dor no Corpo por Neurocop