Não existe idade para ser acometido por incômodos na coluna. Eles costumam começar leves e, caso nada seja feito, se intensificam. Porém, nem todos os problemas nesse sentido estão relacionados a sérias doenças. Por vezes, somente com exercícios para dor nas costas específicos é possível voltar à rotina normal.
Especialistas, inclusive, recomendam que se exercite tanto a coluna como as demais partes do corpo periodicamente. Essas atividades possuem diversos benefícios para a circulação, pressão, autoestima e, principalmente, para evitar que surjam dores crônicas com o passar do tempo. Então, que tal começar a se exercitar agora mesmo?
Conheça 4 exercícios para dor nas costas
Abaixo, separamos os principais exercícios para dor nas costas. Confira!
1. Alongamento para dorsal
Para alongar essa parte dorsal, comece inclinando o pescoço em direção ao ombro direito e posicionando a mão em cima da cabeça, exercendo leve pressão. Permaneça por 30 segundos. Após, relaxe o corpo. Na sequência, incline o pescoço para a esquerda, repetindo o movimento.
Leia também: 5 motivos para procurar um especialista em coluna
Depois de fazer outra pequena pausa, incline a cabeça bem para trás. Por fim, após outra pausa, abaixe a cabeça em direção ao peito, posicionando as duas mãos acima, exercendo leve pressão. O tempo de duração é o mesmo em todas as direções.
2. Alongamento para cervical
Iniciando o alongamento cervical, fique de pé, com os joelhos levemente afastados um do outro. Estique os braços para cima, unindo as mãos e incline-se para a direita, por 30 segundos. Em seguida, na mesma posição de braços, incline-se para a esquerda, também por 30 segundos.
Após relaxar o corpo, fique na posição de quatro apoios e incline a cabeça em direção ao peito, o máximo possível. Enquanto isso, force as costas para cima. Mantenha essa posição por 20 segundos.
3. Alongamento para lombar
O alongamento de lombar você deve iniciar de pé, com o corpo bastante relaxado e as pernas levemente afastadas. Então, incline o tronco para frente, sem pressa, até sentir a lombar alongando. Nesse momento, os braços devem ficar bem leves em direção ao solo. Mantenha essa posição por 10 segundos e lembre-se que não há a necessidade de forçar o corpo para tocar os pés.
Leia também: O que é preciso saber antes de encarar uma cirurgia de coluna?
Na sequência, sente-se em uma cadeira, com os pés apoiados no chão, as costas retas e os joelhos unidos. Já assim, faça uma rotação apenas com o tronco para o lado direito, segurando-se no assento da cadeira, se necessário. Permaneça nessa posição por 20 segundos. Após isso, repita o movimento para o lado esquerdo com a mesma duração.
4. Alongamento de quadril e pernas
Exercitar o quadril e as pernas contribui muito para diminuir e prevenir dores na coluna. Por isso, para alongá-los, deite em um colchonete ou esteira com o abdômen voltado para cima. Posicione as pernas um pouco afastadas e dobre os joelhos. Em seguida, leve o joelho direito em direção ao peito, segurando-o com os braços por 30 segundos. Depois repita o movimento com o joelho esquerdo pelo mesmo tempo.
Seguidamente, continue na mesma posição, com os joelhos dobrados, para outro alongamento. Então, repita o movimento de inclinar o joelho direito em direção ao peito, porém, segurando a perna abaixo da coxa. Permaneça 30 segundos e retorne à posição de origem, repetindo com o joelho esquerdo.
Quando procurar um especialista em coluna em caso de dor nas costas?
Agora que você já conhece os principais exercícios para dor nas costas, não deixe de praticá-los. Práticos, eles não deixam margem para desculpas. Podem ser feitos sozinho, acompanhado, em casa ou ao ar livre. O importante é sempre dedicar alguns minutinhos do seu dia para cuidar da coluna.
Porém, é bom lembrar a importância do acompanhamento médico em caso de dores crônicas e/ou persistentes. Não deixe de procurar um especialista ao menor sinal de um problema maior para evitar riscos e possibilitar seu bem-estar.
Além de fundador da Neurocop, o Dr. Cesar Casarolli é neurocirurgião especialista em coluna com mais de 20 anos de experiência e forte atuação em cirurgia minimamente invasiva.
Tem dúvidas sobre a saúde da sua coluna? Agende uma avaliação com um especialista!