As dores lombares, também conhecidas como lombalgia, afeta grande parte da população, registrando mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil.
A lombalgia se trata de uma dor na região lombar, que está localizada na parte inferior da coluna vertebral, que pode acometer pessoas de todas as idades e, se não tratada no início, corre o risco de se tornar dor crônica.
Dentre os sintomas mais comuns de lombalgia, estão as dores lombares, formigamento nos membros inferiores, dificuldade para sentar ou mudar de posição e músculos das costas tensionados.
Se você costuma sentir dores lombares com frequência e quer saber mais sobre esse tipo de problema, continue lendo este artigo!
Causas mais comuns das dores lombares
Muitos fatores podem influenciar no surgimento das dores lombares, sejam elas agudas (quando as dores duram no máximo duas semanas) ou crônicas (quando as dores persistem ao longo do tempo). Veja abaixo quais são as causas mais comuns!
- Inflamação ou distensão muscular;
- Hérnia de disco;
- Má postura;
- Artrose e osteoporose;
- Traumas;
- Fatores emocionais;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Bico de papagaio;
- Dor ciática;
- Esforços repetitivos.
Principais tratamentos para a lombalgia
Os tratamentos para a lombalgia costumam ser bem simples, pois não se trata de uma condição grave de saúde. Procurar um médico é muito importante para que ele identifique a causa das suas dores lombares e, assim, possa indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Dentre as principais formas de tratamento para a lombalgia, estão a administração de medicamentos que combatam a inflamação, repouso, fisioterapia, acupuntura, bolsa de água quente na região e, em casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia de coluna.
Leia também: 5 motivos para procurar um especialista em coluna
Se o problema for resultado outra condição como a hérnia de disco, é preciso tratar a condição primária antes.
Como evitar as dores na lombar
Adotando hábitos simples no seu dia a dia e mudando seu estilo de vida, é possível evitar que a lombalgia acometa a sua saúde. Veja algumas dicas para evitar esse problema!
- Preste atenção à sua postura ao sentar, deitar e caminhar;
- Evite carregar muito peso;
- Quando precisar se abaixar, dobre os joelhos em vez de curvar a coluna;
- Pratique atividades físicas regularmente, sempre com a orientação de um profissional;
- Quando for fazer exercícios, proteja a coluna com um apoio para sentar ou deitar;
- Escolha um colchão e um travesseiro de qualidade;
- Evite ficar com a coluna curvada;
- Não passe muito tempo sentado – caso trabalhe assim, faça algumas pausas durante o dia e caminhe um pouco pelo escritório;
- Alongue-se ao acordar.
Clínica Neurocop: especialistas em tratamento de dores crônicas
Na Neurocop, o paciente receberá o melhor tratamento para dores crônicas em qualquer parte do corpo, inclusive a coluna, atuando no fator desencadeante da dor.
O doutor Dr. Cesar Casarolli (CRM 78.717), diretor e fundador da Clínica Neurocop, também possui grande experiência em Cirurgia Minimamente Invasiva – a qual causa menos danos internos, gerando menos chances de complicações e rápida recuperação.
Caso você apresente alguns dos sintomas de dores lombares, consulte-se com um especialista para que seja feito um diagnóstico correto da condição. Entre em contato conosco e agende uma avaliação!