Redes Sociais

Saiba como funciona o tratamento para hérnia de disco

21 de fevereiro de 2018
Saiba como funciona o tratamento para hérnia de disco

Caracterizado por dores fortes, geralmente na região lombar e que, em alguns casos, podem ser sentidas inclusive nas pernas, a hérnia de disco não é rara entre os brasileiros, pois vários fatores podem ocasionar seu surgimento, desde genéticos até problemas de postura. Ela ocorre devido a um desgaste causado na medula espinhal que faz com que parte de um disco intervertebral saia de sua posição normal. Para descobrir o melhor tratamento para hérnia de disco e outras informações sobre o problema, os principais sintomas e causas das dores.

Causa das dores cervicais e lombares

Os discos intervertebrais, como o próprio nome faz entender, têm formato de discos ou anéis e estão localizados entre as vértebras que formam a coluna espinhal, para evitar o contato entre elas. Eles são preenchidos com tecido cartilaginoso e elástico, que permitem a movimentação dos anéis.

Com o uso repetitivo, ou seja, constante movimentação entre os discos, eles se desgastam e causam o deslocamento.

As causas para a hérnia de disco são caracterizadas por movimentos repetitivos, longos períodos na mesma posição, sedentarismo, excesso de peso, realização de atividades que demandam grande esforço físico, entre outros.

O desgaste discal também está relacionado a questões genéticas. Sendo assim, quando há casos na família, principalmente com pai e mãe, deve-se ter atenção redobrada com as ações citadas acima.

Há também os traumas causados por acidentes que, pelo grande impacto, podem resultar na hérnia de disco.

Tratamento para hérnia de disco

O tratamento para hérnia de disco costuma ser uma combinação entre medicamentos e sessões de fisioterapia. Além disso, o repouso para que os analgésicos possam fazer efeito e o paciente não sinta dores é fundamental.

Com esse tratamento, em 80% dos casos há uma melhora bastante significativa e o paciente já pode voltar às suas atividades normais. Porém, para os outros 20%, o especialista deve tomar ações diferentes para que o resultado seja mais satisfatório. Sendo assim, o tratamento para hérnia de disco pode necessitar de injeções de esteroides, radiofrequência pulsada ou intervenção cirúrgica.

Nos raros casos de desgaste causados por acidentes, geralmente são aplicados medicamentos antiinflamatórios ou drogas mais fortes, já que esses traumas costumam resultar em dores intensas.

Diagnóstico do deslocamento

Com os sintomas de dores cervicais e lombares e, algumas vezes, dores que irradiam para as pernas e para os ombros e braços, o ortopedista primeiro fará algumas avaliações no próprio consultório. Ele costuma fazer um exame neurológico que avalia os reflexos, teste de sensibilidade e força muscular.

Constatadas as suspeitas, o especialista deve pedir exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética da coluna, que evidenciam o trauma nos discos intervertebrais. Depois disso, ele realiza o tratamento para hérnia de disco.


Agora que você já conhece o tratamento e todos os assuntos que envolvem o deslocamento discal, procure um especialista para avaliar os sintomas de hérnia de disco. Para fazer uma avaliação médica, entre em contato conosco!

Postado em Especialista em Coluna por Neurocop