A epilepsia se trata de uma doença neurológica do sistema nervoso central e não tem cura. Porém, identificar os sintomas de epilepsia é muito importante para que o paciente receba o tratamento adequado e evite que as crises sejam recorrentes e prejudiquem a sua qualidade de vida.
A boa notícia é que em grande parte dos casos, os pacientes que sofrem com a epilepsia podem levar uma vida normal, fazendo o controle da doença por meio da administração de medicamentos indicados pelo médico.
Quais são as causas de epilepsia?
A epilepsia pode acometer pessoas em qualquer faixa etária, podendo acontecer inclusive em crianças e idosos.
Mesmo que em muitas vezes a causa da doença não possa ser identificada, existem alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da epilepsia. Veja os principais!
- Algum trauma que o paciente sofreu na cabeça;
- AVC (Acidente Vascular Cerebral);
- Meningite;
- Tumor no cérebro;
- Predisposição genética;
- Neurocisticercose;
- Consumo excessivo de drogas ou bebidas alcoólicas;
- Dentre outras.
Quais são os sintomas de epilepsia?
A epilepsia pode se manifestar por dois tipos de crise. Uma crise de ausência, na qual a pessoa acometida fica por um tempo parado, com o olhar vago, por um período de tempo de cerca de 10 a 30 segundos; ou uma crise convulsiva, que pode apresentar os seguintes sintomas:
- Respiração ofegante;
- Perda da consciência;
- Morder e/ou enrolar a língua;
- Excesso de salivação;
- Contrações involuntárias dos músculos do corpo;
- Incontinência urinária;
- Falta de ar;
- Agressividade;
- Desmaio;
- Confusão mental;
- Fala indetectável.
Como ajudar alguém que está tendo um ataque epilético?
Os sintomas de epilepsia podem aparecer em qualquer hora e lugar e, se você sofre com isso, deve pedir que sua família e seus amigos saibam o que fazer nesses casos. Além disso, nunca sabemos quando isso pode acontecer com outra pessoa, por isso é sempre bom saber como agir diante de um ataque epilético. Veja algumas dicas!
- Coloque a pessoa deitada de lado para que ela possa respirar melhor;
- Retire todos os objetos que tenham por perto, para que a pessoa não bata ou esbarre;
- Coloque um pedaço de pano entre os dentes da pessoa, para evitar que ela morda a língua;
- Afrouxe as suas roupas;
- Não tente segurar a pessoa se ela estiver se debatendo;
- Chame uma ambulância;
- Espere a crise passar e deixe a pessoa descansar.
Neurocirurgia funcional
A Neurocirurgia Funcional é um dos tratamentos que podem ser indicados para reduzir as crises de epilepsia, dependendo do diagnóstico médico. O Dr. Cesar Casarolli, fundador da Neurocop, é especializado nesses casos e conta com uma equipe experiente para a realização do procedimento, que tem como objetivo corrigir as alterações do sistema nervoso central periférico.
A Neurocirurgia Funcional trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que pode ser realizado por meio de estimulações elétricas ou químicos, uso de eletrodos na coluna e no cérebro, sistemas de infusão de medicação analgésica e radiofrequência, entre outros, dependendo das necessidades do paciente.
Você possui um ou mais sintomas de epilepsia? Agende uma avaliação na Neurocop e descubra o tratamento mais adequado para seu caso!