Redes Sociais

Conheça as principais doenças do sistema nervoso

28 de fevereiro de 2018
Conheça as principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, pois é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. Por isso, quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos, em maior ou menor grau.

Conheça as principais doenças do sistema nervoso

Quer saber quais são as principais doenças do sistema nervoso e seus sintomas mais comuns? Confira a lista a seguir e fique atento à sua saúde!

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, pode acontecer devido a um entupimento ou rompimento dos vasos que transportam sangue ao cérebro.

Os principais sintomas da doença, que deve ser tratada imediatamente, normalmente são: dormência ou paralisia da face, do braço ou da perna em apenas um lado do corpo, dor de cabeça intensa e dificuldades motoras, cognitivas, na visão e na fala.

O AVC é uma doença que não tem cura, porém sua causa deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível para diminuir os riscos e a gravidade das sequelas, além de prevenir novos eventos.

Epilepsia

epilepsia é um distúrbio que ocorre no cérebro e, geralmente, é decorrente de pequenas lesões que acometem a região. Essas lesões podem ter várias causas como: herança genética, uso excessivo de álcool e drogas, traumas e até mesmo outras doenças do sistema nervoso.

É importante frisar que nem toda convulsão significa que o paciente é portador de epilepsia, porém esse é um dos sintomas mais comuns do distúrbio. Outros sintomas que a doença costuma apresentar são: perda da consciência, incontinência urinária, desconforto estomacal, contrações musculares e lapsos de atenção.

Após o diagnóstico da doença, o paciente deve realizar o tratamento e contar com acompanhamento médico para que possa viver uma vida normal e realizar suas atividades de forma controlada.

Esclerose Múltipla

esclerose múltipla é mais uma das doenças do sistema nervoso que faz com que o corpo não responda corretamente aos comandos do cérebro. Isso ocorre devido a determinadas lesões nos nervos e medula espinhal causadas pelo sistema imunológico.

Dentre os sintomas mais comuns da esclerose múltipla estão: formigamentos e dormências no corpo, visão dupla ou embaçada, falta de equilíbrio, contrações musculares, fadiga, cansaço, perda de força e problemas cognitivos.

Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, o que ajuda a retardar o seu avanço e possíveis sequelas.

Mal de Alzheimer

Sendo uma das doenças do sistema nervoso mais conhecidas pela população, o mal de Alzheimer é bastante comum no Brasil, afetando cerca de 2 milhões de pessoas ao ano.

Os sintomas mais comuns da doença são: perda de memória, confusão mental, falta de noção do tempo, mudanças de comportamento e falta de discernimento.

O Alzheimer não tem suas causas conhecidas e é uma doença que, na grande maioria das vezes, acomete pessoas idosas. O problema não tem cura, mas conta com algumas opções de tratamentos que visam retardar seu avanço e promover a qualidade de vida do paciente.

Mal de Parkinson

doença de Parkinson também é uma das doenças do sistema nervoso que afetam principalmente a população idosa. Ela é comum no Brasil, apresentando mais de 150 mil casos ao ano.

Trata-se de uma doença degenerativa e progressiva, que é causada pela diminuição da produção de um neurotransmissor chamado dopamina, muito importante para o funcionamento do cérebro.

Dentre os sintomas iniciais mais relatados pelos portadores da doença estão: rigidez muscular e nas articulações, tremores, falta de equilíbrio e lentidão para se mover.

tratamento do Mal de Parkinson associado à realização de atividades físicas pode controlar satisfatoriamente os sintomas da doença — que não tem cura — e promover uma boa qualidade de vida ao paciente.

Se você notar a presença de algum desses sintomas ou qualquer outra anormalidade em seu corpo e em sua saúde, procure um especialista. O Dr. Cesar Casarolli, médico neurocirurgião da Neurocop, é especialista em doenças do sistema nervoso e pode te ajudar no diagnóstico e tratamento do seu problema. Entre em contato!

Postado em Doenças Neurológicas por Neurocop