Já faz parte na rotina da grande maioria de pessoas algum tipo de dor na coluna. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% dos brasileiros sofrem com dor nas costas. Sendo que, trabalhar sentado com uma postura incorreta é uma das principais causas do problema.
Para amenizar esses sintomas desconfortáveis, pode ser útil se deitar de barriga para cima, com a pernas apoiadas em almofadas. E, após fazer isso, aplicar uma compressa de água quente na região dolorida por 20 minutos. Essa medida vai ajudar a relaxar os músculos de suas costas, trazendo um alívio na dor por diminuir a tensão aplicada sobre as vértebras e ligamentos.
É muito importante ressaltar que a dor crônica nas costas (quando a dor é recorrente por cerca de 3 meses ou mais) tem um impacto extremamente negativo ao estilo de vida dos pacientes. Normalmente, os afetados tendem a mudar sua rotina, deixando de fazer exercícios, atividades esportivas, hobbies etc. Existe alguns casos de pessoas que até se abstém de relações sexuais. Após as alterações no comportamento físico, o estresse psicológico começa a afetar o humor, sono, rendimento de trabalho e entre outros problemas.
Fatores que colaboram para amenizar a dor na coluna
Além das medidas básicas, existem mais 4 fatores que colaboram para amenizar a dor recorrente na coluna, sendo eles:
1 – Alongar os músculos
O alongamento é a chave principal para qualquer mal jeito ou dor muscular. Fazendo o alongamento, você oxigena os músculos de seu corpo permitindo uma revitalização nas áreas afetadas ou nas que estão prestes a sofrer alguma tensão. Lembre-se, no entanto, que os exercícios devem ser passados por um profissional especializado, como um fisioterapeuta, ou em alguns casos mais graves, um neurologista.
2 – Fazer fisioterapia
A massagem terapêutica e a fisioterapia, com aparelhos e exercícios, são excelentes para aliviar a dor na coluna e tratar em conjunto os problemas recorrentes. O paciente deve realizar esses métodos todos os dias, porém de 2 a 3 vezes na semana já é possível ter resultados positivos.
3 – Medicação
Pomadas e comprimidos específicos podem ser uma boa alternativa para aliviar as dores, porém a automedicação é prejudicial à saúde e pode trazer outros problemas além das dores na coluna. Os remédios devem ser usados apenas por algumas semanas, pois o uso contínuo gera uma certa resistência do organismo ao medicamento.
4 – Acupuntura
Recorrer à acupuntura pode ser uma boa escolha. As sessões podem ajudar a aliviar a dor recorrente nas costas, porém não deve ser usada exclusivamente. É muito importante que a técnica aconteça em comunhão com outros procedimentos e após a consulta com um médico especializado. O ideal é que ela aconteça uma vez na semana, enquanto os sintomas ainda persistem. Lembrando de que as causas mais comuns de dores recorrentes nas costas são lombalgia, artrose e a hérnia de disco, que podem estar relacionadas com aumento de peso, má postura, excesso de esforço e sedentarismo.
O simples fato de usar seu telefone por muito tempo, ou ler pelo celular por mais de 10 minutos seguidos, favorecem no aparecimento dos primeiros sintomas. Por isso, é muito importante a prática de alongamentos e exercícios para manter os músculos fortes, além de manter uma boa postura.
Se os sintomas continuarem após essas medidas, e por mais de 3 meses, é extremamente importante e urgente buscar a ajuda de um profissional. Em casos problemáticos, é necessário procedimento cirúrgico.
Conheça a Clínica Neurocop
O Dr. Cesar Casarolli (CRM 78.717) é neurocirurgião especialista em Cirurgia de Coluna e fundador da Clínica Neurocop. Além disso, ele é membro da equipe de neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, sendo um dos especialistas conceituados de São Paulo com maior experiência em cirurgia minimamente invasiva para abordagem da coluna vertebral, por meio de cânulas e agulhas ablativas.
Precisa de um especialista em dores crônicas na coluna? Entre em contato e agende sua avaliação!