Redes Sociais

Descubra se há diferença entre dor de cabeça na nuca, topo e laterais

24 de janeiro de 2018
Descubra se há diferença entre dor de cabeça na nuca, topo e laterais

dor de cabeça na nuca, topo ou nas laterais da cabeça costuma ser bastante frequente na maior parte da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das pessoas sofrem ou já sofreram com a dor, que pode afetar significativamente o desempenho nos estudos, trabalho e até mesmo na vida social com a família e os amigos. Mas você sabe identificar a diferença entre essas dores e quais são as principais causas? Confira abaixo!

Qual a diferença entre a dor de cabeça na nuca, topo e laterais?

É comum que as pessoas que sofrem com esse mal sintam dores em pontos diferentes da cabeça, que são causadas pelos mais variados motivos. A enxaqueca, por exemplo, geralmente acomete a região das têmporas, em ambos os lados da cabeça, e costuma durar por longas horas.

Já a dor na região da testa e topo do crânio pode ser causada principalmente por motivos como estresse, tensão e hábitos pouco saudáveis, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e café.

A dor de cabeça na nuca também é extremamente comum em casos de excesso de tensão, normalmente provocada por situações como estresse emocional, ansiedade ou aumento da pressão arterial, por exemplo. Geralmente, nestes casos também é possível sentir o pescoço mais rígido e uma dor em ambos os lados da nuca.

Quais doenças podem estar relacionadas aos sintomas da dor de cabeça?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a dor de cabeça na nuca é perigosa, na maioria dos casos a dor não é um sintoma de doença grave.

No entanto, é indispensável procurar um médico especialista no assunto para descartar a possibilidade, já que existem algumas doenças neurológicas, como aneurisma e meningite, que podem estar relacionadas com os sintomas, principalmente quando a dor de cabeça vem acompanhada de enjoo intenso, vômitos ou febre.

Entre outras doenças correlacionadas com os sintomas de dor de cabeça, estão: infecções bacterianas e virais (como gripes, resfriados e sinusite), fibromialgia, AVC e tumores cerebrais, lembrando mais uma vez que os sintomas não necessariamente estarão ligados com a doença e podem estar relacionados apenas a distúrbios hormonais, emocionais, psicológicos, físicos ou ainda ser efeito colateral de alguma medicação.

Converse com um neurologista

Nunca deixe de prestar atenção aos sinais que o corpo envia. Caso a sua dor de cabeça na nuca ou em qualquer outra região esteja frequente e durando longos períodos, procure um neurologista para identificar o problema o mais rápido possível e fazer o tratamento adequado.

Deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Neurocop! Nós fazemos consulta neurológica, cirurgias (tumores cerebrais e de coluna), cirurgia infantil, cirurgia de coluna (todas, incluindo hérnias degenerativas e escoliose), neurocirurgia funcional (dor, espasticidade, Parkinson, epilepsia) e cirurgia minimamente invasiva (rizotomias, artrodeses percutâneas, mini open).

Postado em Doenças Neurológicas por Neurocop