A cirurgia de hérnia é muito eficaz para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esse problema. Porém, ela não é indicada em todos os casos. Assim como com outras doenças, é necessário consultar um especialista. Somente ele poderá informar se você está na pequena parcela da população que possui os requisitos para o procedimento cirúrgico.
Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, aproximadamente 27 milhões de brasileiros têm dores crônicas na coluna. E um dos muitos motivos é a hérnia de disco. Dores fortes e persistentes, dificuldades de movimentar-se e dormência são sintomas que alertam para esse mal. Porém, após o diagnóstico, há muito o que considerar, como cirurgia e procedimentos não operatórios que auxiliem no dia a dia.
Para entender melhor sobre a cirurgia de hérnia de disco e tudo que envolve esse tratamento, trouxemos um post completo sobre isso!
Tratamentos não cirúrgicos
Antes de optar pela cirurgia, é comum que os médicos indiquem formas de tratar menos invasivas. Logo, as técnicas não cirúrgicas são realizadas, primeiramente, e, em caso de ineficácia, decide-se pela operação. Dentre as opções iniciais que se costuma tentar para curar a hérnia de disco, os tratamentos citados abaixo são os mais utilizados.
Fisioterapia
O objetivo é acabar com o desconforto e a inflamação. Tanto o número de sessões, como a técnica aplicada, variam conforme o caso e a opinião do profissional envolvido.
Acupuntura
Mesmo sem a chancela científica de efetividade para a cura da hérnia de disco, muitos estudos defendem a acupuntura como tratamento. A ideia é que a aplicação de pressão com as agulhas alivie a dor por um período.
Injeções de esteroides
Também para controlar as dores por um espaço de tempo, existe a opção dos esteroides – os quais são aplicados por meio de injeções periódicas na espinha e podem auxiliar no bem-estar do paciente.
Cirurgia de hérnia
Quando as dores são intensas e os demais tratamentos não surtiram o efeito desejado, é hora de decidir pela cirurgia na coluna. Para isso, é necessário que haja a indicação por um médico especializado, o mesmo que orientará o paciente sobre todas as etapas do procedimento operatório. A realização da cirurgia pode ocorrer da forma tradicional ou com métodos mais modernos, como é o caso da cirurgia minimamente invasiva.
Tradicional
No método tradicional, a pele é aberta próxima da região afetada, com uma incisão que vai até a coluna. Normalmente, utiliza-se anestesia geral no procedimento e ele dura, no mínimo, duas horas. De acordo com o estado do disco lesado, o médico pode escolher retirar uma parte ou a totalidade dele. Se for todo retirado, no local, é colocado um disco artificial, para cumprir o papel de flexão e rotação sem limitar o paciente.
Leia também: 5 motivos para procurar um especialista em coluna
Cirurgia Minimamente Invasiva
Pensando em preservar a anatomia do paciente, foi desenvolvida a cirurgia minimamente invasiva. Esse procedimento inovador garante uma recuperação mais ágil, também causando menos prejuízos internos. São muitos os benefícios desse tipo de tratamento:
- Redução da taxa de complicações;
- Recuperação mais rápida.
- Diminuição da dor pós-operatória;
- Cicatriz reduzida.
Recuperação
A recuperação da cirurgia de hérnia de disco depende muito da técnica utilizada. Enquanto a cirurgia tradicional exige mais de 15 dias de repouso, a minimamente invasiva possibilita um retorno mais rápido às atividades diárias. Para auxiliar com as dores do período pós-operatório, os médicos prescrevem medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios. Muitas vezes, ainda são indicadas fisioterapia e exercícios para estimular a recuperação dos movimentos.
Essas orientações ajudam quem precisa operar a hérnia de disco. Entretanto, é sempre importante lembrar que a palavra do especialista é a principal a ser absorvida. Por isso, busque um profissional experiente e de qualidade, para garantir uma cirurgia bem realizada e uma recuperação tranquila.
O Dr. Cesar Casarolli, neurocirurgião fundador da Neurocop, possui vasta experiência em cirurgia de hérnia de disco, atuando sempre com foco no bem-estar do paciente. Além disso, é especializado no procedimento minimamente invasivo.
Não deixe esse problema afetar você mais ainda; agende sua avaliação!