Aneurisma cerebral é uma dilatação fora do comum de um vaso intracraniano, que vai aumentando de tamanho e oferece grande risco ao paciente, principalmente quando se rompe, provocando uma hemorragia no local.
Essa hemorragia pode comprometer a irrigação do cérebro, que se não tratada imediatamente pode levar à morte ou provocar sequelas ao paciente.
Principais sintomas aneurisma cerebral
Normalmente, o aneurisma cerebral é silencioso e assintomático, mas quando cresce ou se rompe pode apresentar os seguintes sintomas:
- Cefaleia;
- Visão duplicada e/ou dor nos olhos;
- Dor ou rigidez no pescoço;
- Fotofobia;
- Náuseas e vômitos;
- Pálpebra caída;
- Convulsões;
- Mudanças na fala;
- Dormência em alguma parte do corpo;
- Fraqueza muscular;
- Sonolência;
- Confusão mental.
Conheça os fatores de risco
Os fatores de risco podem desencadear a formação, o crescimento ou rompimento do aneurisma cerebral. Veja alguns deles:
- Hipertensão arterial;
- Tabagismo;
- Má alimentação;
- Herança genética;
- Diabetes;
- Uso de drogas;
- Consumo excessivo de álcool;
- Altos níveis de colesterol e triglicérides.
Principais tratamentos para Aneurisma cerebral
O especialista responsável por diagnosticar e tratar o aneurisma cerebral é o neurocirurgião, que após a análise do histórico do paciente e da realização de um exame neurológico e ocular, pode solicitar exames mais complexos como tomografia computadorizada, ressonância magnética e angiografia.
Leia também: Conheça as principais doenças do sistema nervoso
Dentre os tratamentos mais comuns para aneurisma cerebral, estão:
Cirurgia (clipagem)
A cirurgia para aneurisma cerebral, procedimento conhecido como clipagem, pode ser feita por meio de uma pequena abertura no crânio, por onde o neurocirurgião vai fechar o aneurisma com um clipe metálico, para que ele pare de liberar sangue.
Esse é o método de tratamento mais utilizado para aneurisma cerebral e dura aproximadamente quatro horas.
Embolização por via endovascular
O aneurisma cerebral também pode ser tratado com a embolização por via endovascular, que consiste na colocação, por meio de uma artéria, de pequenas molas de platina dentro da bolsa formada pelo aneurisma, impedindo a passagem de sangue por ali.
O tratamento mais adequado vai depender da gravidade e urgência da situação, além do histórico médico e características do paciente, e deve ser decidido pelo neurocirurgião e sua equipe médica.
Clínica Neurocop, especializada em complicações no cérebro
A Clínica Neurocop trabalha com diversas especialidades neurológicas, sendo o Cerébro uma delas, oferecendo uma equipe preparada para proporcionar um excelente tratamento aos seus pacientes.
Caso você apresente alguns dos sintomas de aneurisma cerebral, procure imediatamente um médico. O diagnóstico rápido é essencial a recuperação do paciente. Se desejar, entre em contato conosco e agende uma avaliação com o Dr. Cesar Casarolli, neurocirurgião especialista no assunto.