A osteofitose (popularmente conhecida como bico de papagaio na coluna) é uma doença que pode causar dor na coluna, limitação dos movimentos e formigamentos, além de perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos.
Essa patologia é caracterizada pelo crescimento anormal de tecido ósseo em torno da articulação das vértebras – ossos que compõem a coluna vertebral – comprometendo a função do disco intervertebral de agir como amortecedor entre os ossos.
Essas alterações são consideras uma defesa do corpo para absorver a sobrecarga exercida pelas articulações e, assim, estabilizar a coluna. Quando ocorre a doença, é comum que a deformidade fique semelhante ao bico de um papagaio (o que deu origem ao nome popular da patologia).
A osteofitose ocorre principalmente em idosos, com mais de 50 anos de idade, mas também pode acometer pessoas mais jovens que estão expostas a fatores de risco para a doença.
Causas do bico de papagaio na coluna
As causas mais frequentes do bico de papagaio na coluna são a má postura, a obesidade e o sedentarismo.
O desgaste natural da coluna, causado pela idade avançada ou predisposição genética, também é fator relevante para o aparecimento da patologia.
No entanto, traumas ocorridos na coluna e doenças reumáticas também podem estar associados ao aparecimento da deformidade.
Tratamento para bico de papagaio na coluna
Não existe tratamento para corrigir o problema integralmente – geralmente, o desgaste no disco intervertebral é irreversível. Porém, é possível aliviar a dor, por meio da receita de analgésicos e anti-inflamatórios.
Em casos graves, os quais indiquem desalinhamento progressivo da coluna ou de distúrbios neurológicos, podem exigir a realização de cirurgia para tratar o problema.
Clínica Neurocop: especialistas em cirurgia de bico de papagaio na coluna
Na Neurocop, o paciente receberá o melhor tratamento para casos complexos de doenças degenerativas na coluna e neurocirurgia.
O doutor Dr. Cesar Casarolli (CRM 78717), diretor e fundador da Clínica Neurocop, possui grande experiência em Cirurgia Minimamente Invasiva – a qual causa menos danos internos, gerando menos chances de complicações e rápida recuperação.
Quer fazer uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado para seu caso? Entre em contato conosco!