As doenças degenerativas que afetam o sistema nervoso costumam evoluir lentamente e apresentar seus primeiros sinais aos poucos. Porém, por não terem cura, o diagnóstico precoce é de extrema importância para evitar a progressão do problema e dar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
O que são doenças degenerativas?
Doenças degenerativas são aquelas que afetam o funcionamento vital do paciente, causando a degeneração dos tecidos, células e órgãos.
As doenças degenerativas não têm causas definidas, mas o seu surgimento pode ser relacionado a alguns fatores de risco como herança genética, má alimentação e sedentarismo.
Quais são as principais doenças degenerativas do sistema nervoso?
Conheça abaixo quais são as principais doenças degenerativas do sistema nervoso, seus sinais e possíveis tratamentos!
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma das doenças degenerativas que afetam o sistema nervoso. Esse problema provoca lesões no cérebro, nos nervos ópticos e na medula espinhal, pois faz com que o sistema imunológico do paciente ataque as células saudáveis, causando tais lesões.
Dentre os sintomas da esclerose múltipla, alguns são:
- Tonturas e desequilíbrio;
- Fraqueza e cansaço muscular;
- Visão embaçada;
- Mudanças no funcionamento da bexiga e intestino;
- Espasmos;
- Alterações na fala;
- Formigamentos;
- Tremores;
- Incontinência urinária;
- Dor ao movimentar os olhos.
O tratamento para esclerose múltipla depende de cada caso, mas em geral são a base da administração de medicamentos, vitaminas e proteínas para controlar e evitar as crises.
Doença de Parkinson
Parkinson é uma doença neurológica progressiva que afeta o cérebro e a medula espinhal, acometendo principalmente idosos a partir dos 65 anos. Essa doença é decorrente do desgaste das células que produzem dopamina no cérebro, mas as causas são desconhecidas pelos médicos.
Os principais sintomas da doença de Parkinson são:
- Movimentos mais lentos;
- Tremores, normalmente em uma das mãos, em repouso;
- Rigidez muscular;
- Falta de equilíbrio e postura curvada;
- Dificuldade para caminhar;
- Passos mais curtos que o normal;
- Dores musculares e fadiga;
- Problemas para urinar e constipação.
A doença de Parkinson não tem cura, mas os tratamentos que ajudam a controlar os sintomas podem envolver fisioterapia e terapia ocupacional, administração de medicamentos e até procedimentos cirúrgicos.
Doença de Alzheimer
Também muito conhecido, o Alzheimer é uma doença que acomete o cérebro e provoca a morte de neurônios, resultando no comprometimento das funções cognitivas do paciente.
É uma doença mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade e, assim como as demais doenças degenerativas, não tem cura.
Os sintomas mais comuns da doença de Alzheimer em seu primeiro estágio são:
- Dificuldades na fala;
- Perda de memória recente;
- Perda da noção do tempo;
- Mudanças de humor;
- Depressão ou ansiedade;
- Desmotivação;
- Confusão mental.
O tratamento do Alzheimer pode ser feito com o uso de medicamentos, que visam retardar o avanço da doença.
Neurocop e a Neurocirurgia Funcional
A Neurocirurgia Funcional é uma das especialidades do Dr. Cesar Casarolli, neurocirurgião e fundador da Clínica Neurocop. Algumas doenças degenerativas do sistema nervoso podem contar com essa subespecialidade da neurocirurgia como uma possibilidade de tratamento.
Entre em contato conosco e agende uma avaliação!