O tumor no cérebro é resultado do desenvolvimento anormal de células no cérebro, que crescem rapidamente e podem desencadear vários problemas, como compressões, que trazem sintomas neurológicos expressivos.
O tumor cerebral pode ser originado dentro do próprio crânio ou ser fruto de uma metástase, quando outro órgão do paciente é afetado por um tumor, que se espalha pelo seu corpo, desenvolvendo tumores em outras regiões.
Separamos abaixo algumas coisas importantes que pacientes que têm um tumor no cérebro precisam saber. Confira!
1. A localização do tumor faz diferença
Hoje em dia, a medicina já está bem avançada e preparada para realizar a neurocirurgia de retirada de tumor no cérebro de forma a diminuir os riscos para o paciente. O nível de dificuldade e riscos do procedimento cirúrgico dependem do tamanho e da localização do tumor.
2. Existe a possibilidade de cirurgia com o paciente acordado
Em casos de tumores cerebrais, uma saída para aumentar a assertividade da cirurgia pode ser a realização da cirurgia com o paciente acordado. Nesta situação, o paciente recebe a anestesia geral para que seja feita a abertura do crânio e, depois disso, o nível da sedação é diminuído para que ele acorde.
O intuito do procedimento cirúrgico ser realizado com o paciente acordado é que, assim, o cirurgião pode preservar as áreas funcionais do cérebro com mais facilidade.
Por meio de eletrodos colocados nas mãos ou pernas do paciente, é possível mapear as áreas de estímulo cerebral quando ele realiza algum comando, como falar.
Depois de identificadas essas áreas, a sedação do paciente é aumentada e o tumor é retirado pelo médico.
3. Nem todo tumor no cérebro é câncer
Nem sempre o tumor no cérebro é maligno, caracterizando um câncer. Porém, independente disso, a sua retirada cirúrgica pode ser necessária, já que a sua presença no cérebro pode acarretar em alterações na visão e audição, náuseas, tonturas, confusão mental, enxaquecas e, até mesmo, mudanças comportamentais em alguns casos.
4. Existem muitos tipos de tumores cerebrais
São muitos os tipos de tumores que afetam o cérebro, totalizando mais de 100 tipos. Eles se diferenciam dentre eles, pois sua classificação depende das células das quais se desenvolveram. Além disso, eles podem ser mais ou menos agressivos.
Dentre os tipos de tumores no cérebro estão o Linfoma, Hemangioblastoma, Craniofaringioma, Oligodendroglioma, Meduloblastoma, Tumor da Hipófise etc.
No caso dos tumores mais agressivos, além da cirurgia de retirada do tumor, podem ser necessários tratamentos como a radioterapia e a quimioterapia para evitar que ele volte a se desenvolver.
Clínica Neurocop: tratamentos para tumor no cérebro
Na Clínica Neurocop, contamos com profissionais experientes para a avaliação de tumores e outros problemas no cérebro de diversas complexidades.
Tratamos o paciente desde a sua avaliação clínica até a realização do procedimento cirúrgico, quando necessário, para a remoção do tumor.
Caso você tenha interesse em fazer uma consulta com um de nossos especialistas, para um diagnóstico e tratamento adequados com a sua condição de saúde, entre em contato conosco e agende uma avaliação!