Quem nunca sentiu uma dor de cabeça chata ou uma dor superincômoda nas costas? É praticamente impossível não ter esse tipo de indisposição de vez em quando, mas quando isso se torna recorrente pode ser a hora de procurar um médico especialista em dor.
Se você deseja saber mais sobre essa especialidade e entender quando deve procurar esse tipo de médico, precisa entender qual é a diferença entre dor aguda e dor crônica. Saiba mais abaixo!
O que é dor aguda?
A dor aguda, seja ela em qualquer parte do corpo, é aquela que surge de repente e dura apenas algumas horas ou até mesmo poucos dias, mas que não volta a acontecer com frequência.
Normalmente, a dor aguda é um sintoma de algum problema pontual como lesões físicas ou alterações no organismo, mas quando a causa da dor é tratada, ela logo vai embora. Esse é o caso das cólicas intestinais, dores nos membros devido a traumas e até mesmo as dores de cabeça causadas por cansaço e estresse.
Porém, mesmo sendo um fato isolado, é importante estar atento a esse sintoma e sua frequência e, ao notar qualquer anormalidade, procurar um médico.
O que é dor crônica?
Já a dor crônica é aquela dor que o paciente sente frequentemente e, mesmo com a causa do problema sendo tratada, a dor continua presente. A dor pode ser reconhecida como crônica, quando ela se apresenta com alta frequência por um período de cerca de três meses.
Esse tipo de dor prejudica bastante a qualidade de vida do paciente, que muitas vezes tem dificuldades em executar tarefas simples do seu dia a dia, tem uma menor qualidade do sono, rende menos no trabalho e abre mão de seus momentos de lazer por causa desse incômodo.
A dor crônica pode ter diferentes causas, como câncer (pode causar dor oncológica), hérnia de disco, artrite reumatoide, entre outras. Apesar de algumas vezes a condição desencadeante não ter cura, a dor crônica pode ser atenuada por meio de tratamentos como acupuntura, fisioterapia, psicoterapia, administração de medicamentos e, em casos mais severos, cirurgia.
Por que devo procurar um médico especialista em dor?
Quem sofre de dor crônica há algum tempo pode já ter buscado tratamento em diversas especialidades médicas, sem obter o sucesso desejado.
É nesse momento que o tratamento oferecido por um médico especialista em dor se diferencia, pois ele tem mais experiência para lidar com esse tipo de diagnóstico, além de conhecer técnicas e tratamentos mais aprofundados para promover a qualidade de vida do paciente que sofre com a dor.
O especialista em dor tem maior familiaridade com as condições que normalmente desencadeiam esse problema e, após a avaliação adequada, pode encaminhar o paciente ao especialista correto, iniciando assim um tratamento multidisciplinar muito mais eficaz.
Clínica Neurocop: especialista em dor
Na Neurocop, o paciente receberá o melhor tratamento para casos de dor em qualquer parte do corpo, inclusive a coluna, atuando no fator desencadeante da dor.
O doutor Dr. Cesar Casarolli (CRM 78.717), diretor e fundador da Clínica Neurocop, também possui grande experiência em Cirurgia Minimamente Invasiva, – um dos tratamentos indicados para casos de dores crônicas severas – que causa menos danos internos, gerando menos chances de complicações e rápida recuperação.
Caso você sofra com dor, independente do local ou intensidade, procure um especialista para um diagnóstico e tratamento adequados. Se desejar, entre em contato conosco e agende uma avaliação!