Depois da marcante ausência da cantora Lady Gaga no Rock in Rio de 2017, causada pelos sintomas de fibromialgia, essa doença passou a ser mais comentada e mais dúvidas surgiram sobre o assunto.
A síndrome tem caráter reumático e é caracterizada pela dor generalizada em todo o corpo. Devido a esses motivos, comumente a doença é confundida com outras e, às vezes, o diagnóstico pode demorar um pouco.
Tudo o que você precisa saber sobre os sintomas de fibromialgia
É importante citar que entre 2% e 3% da população sofre da síndrome de fibromialgia e, desse total, 80% a 90% dos casos surgem em mulheres de 30 a 50 anos. Portanto, é preciso ainda mais atenção aos sintomas em pessoas do gênero feminino, principalmente nessa idade.
Como citado anteriormente, os principais sintomas de fibromialgia são as dores espalhadas por todo o corpo. Elas podem variar em relação a intensidade, porém costumam durar, aproximadamente, três meses. Por isso, incomoda bastante.
Para indicar as dores generalizadas é avaliado se elas estão presentes nos lados direito e esquerdo do corpo, nos membros inferiores e superiores. Além disso, há algumas outras sensações comuns entre os pacientes.
O cansaço intenso é comumente retratado. A fadiga e a sensação de noite mal dormida, mesmo depois de um longo período de sono, está presente em vários casos de fibromialgia. Isso pode resultar, inclusive, em síndromes do sono, como a apneia.
Também há casos em que pacientes apresentam dificuldades de concentração, memória e, até mesmo, depressão.
Quem sente os sintomas de fibromialgia, muitas vezes também relata a sensação intensa para “dores comuns”, como as cólicas menstruais e dores de cabeça.
O que causa essa síndrome?
Os especialistas ainda não chegaram a uma causa exata que ocasione a doença de fibromialgia. É pelo mesmo motivo, aliás, que o tratamento dessa síndrome não é dos mais fáceis.
De qualquer forma, por seu histórico, já é possível relacioná-la a alguns fatores que, eventualmente, podem ocasionar os sintomas. Acredita-se que seu começo é resultado de algum trauma, físico ou psicológico, que dá início a uma dor isolada, que logo vai se generalizando.
Também há os casos em que os sintomas de fibromialgia podem se agravar, de acordo com os depoimentos de pacientes. São os casos de:
- Exposição ao frio;
- Infecções;
- Traumas;
- Atividade física em excesso;
- Estresse emocional.
Como é feito o tratamento?
Consequentemente, pela falta de dados sobre essa doença, não existe um tratamento específico. Na verdade, os médicos se empenham em amenizar os sintomas de fibromialgia. Devido a isso, são comuns os acompanhamentos medicamentosos e não-farmacológicos.
Em ambos os casos, o tratamento é para que haja redução das dores, alívio de estresse, melhora no sono, menor sensação de fadiga, entre outros.
Agora que você já conhece os sintomas de fibromialgia, as causas e os tratamentos que envolvem a doença, já pode identificar melhor casos como esse. No entanto, nada substitui a a avaliação médica.
Gostou das informações? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre o assunto. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!